Closets, Iluminação funcional e com estilo!

Closets, Iluminação funcional e com estilo!

10
Dec

Este artigo é para falar sobre erros mais comuns por profissionais e consumidores sobre Iluminação de Closet que é essencial no momento de escolher as roupas e se produzir para o dia a dia.

Levantando a questão sobre iluminação de Closets, vamos falar não sobre gosto, porque gosto não se discute mas sobre falhas mais comuns na iluminação deste espaço que é tão importante quanto escolher a roupa a vestir.

Mesmo que alguém lhe diga, por pura falta de conhecimento técnico que não gosta de determinado Layout... é importante saber que:

A Luz precisa ser principalmente difusa, ou seja dê preferência a modelos de luminárias com acrílico., a intenção é diminuir contrastes... e quando você utiliza em seu closet apenas luminárias de foco... você projeta contrastes com o jogo de luz e sombra. A sensação será de você estar mais gordo.. ou mais magro. Lembrando que o ambiente só fica com aspecto de cozinha... se as lâmpadas forem de cor fria... portanto lâmpadas em ambientes residenciais precisam ser sempre de cor quente. (Veremos isso no item 5) Veja abaixo, um exemplo de contrastes de Iluminação. (imagem referencial)

 

  1. Você tem objetos que quer destacar em seu closet? Utiliza-se de luminárias com Mix de lâmpadas, aquelas que tem tanto luz difusa e luz de foco.. daí você pode direcionar as lâmpadas de foco para os objetos de destaque.  Um bom exemplo dessas são os modelos a seguir... Luminárias Mistas
  2. Você gostaria de ter um toque Clássico ou moderno em seu Closet? Você pode perfeitamente inserir Lustres e Pendentes... só não abra mão da luz difusa.
  3. Adicionar Luz suave no espelho... ou atrás do espelho ajuda  a você gostar muito de seu reflexo! Porque também ajuda a diminuir contrastes.
  4. Falamos de Luminárias agora falaremos de lâmpadas, temos o que chamamos de temperatura de cor da lâmpada, que se resume em cor quente e cor fria. Existe muito em iluminação sobre a sensação de conforto que a cor da luz transmite. A cor da lâmpada quente que nas lâmpadas estão nas medidas de 2700K e 3300K (Kelvin) nos remetem a sensação de aconchego, portanto são lâmpadas usadas em ambientes residenciais. A cor da Lâmpada fria que estão nas medidas acima de 5300K, se encontra muito no mercado em 6000K e 6500K nos transmitem já agito e sensação de limpeza, portanto são muito usadas em escritórios e áreas molhadas como lavanderias, cozinhas e escritórios. Existem também as neutras que estão entre 3300K e 5300K para os querem o meio termo.
  5. Outro fator importante para seu Closet é o IRC (Índice de Reprodução de Cores) nas especificações das lâmpadas por exemplo temos: cor 830, significa que o IRC dessa lâmpada é entre 80 e 90 e a temperatura de cor é 3000K (branco quente). Para que você tenha uma melhor reprodução de cores, é importante que o IRC seja sempre acima de 80. Se for abaixo de 80 seu vermelho será laranja e seu azul será lilás. Conforme imagem abaixo.
                             

IRC entre 90 e 100

As cores serão reproduzidas de forma excelente. É o tipo de lâmpadas que se deve utilizar em locais onde uma pequena variação na tonalidade pode ser importante: museus, impressão gráfica, consultas de odontologia, etc.

IRC entre 80 e 90

As cores serão reproduzidas de forma muito boa. É o tipo de luz que se deve instalar na maior parte das aplicações de interior, em concreto nos locais onde há permanência de pessoas, como se indica na norma UNE 12464-1.

IRC entre 60 e 80

Algumas cores podem ver-se distorcidas. Poderá usar-se em interiores onde não haja permanência de pessoas, como no caso da indústria pesada.


Exemplo de Closet com Iluminação Mista - Branco quente


Exemplo de Closet com Iluminação Mista - Branco frio


Leave Your Comment